7 de setembro de 2015

17 anos

17 anos


E se eu tivesse 17 anos, hein...? E se eu tivesse 17...? Não um 17 qualquer, desses que se vê por aí nos manuais, cheios de asteriscos e notas de rodapé, desses que são assinados por um profissional em psicoalgumacoisaqueeunãoentendo...! Não, não um desses 17, formal e rigorosamente composto pra ser uma tese, mas um 17 como eu gostaria que fosse...! Um 17 meu, somente meu, meu e comunitário como o de todos, sem diploma, sem TCC e nem pós-graduação,,,! Um 17 como se a vida fosse mágica, como eu pensava, e não decisiva, como todos me diziam...!
Decisiva ou mágica, esse era o drama: era mágica como eu queria ou decisiva como eles pensavam...? Mágica ou decisiva, eis a questão...!!! Eu achava que a magia era decisiva, ou que a decisão era mágica, sei lá... Nem sabia que 17 era um número tão poderoso...! Era mesmo uma idade...?
Talvez eu tivesse 17 anos...
Ouvia tantas coisas...! Tantos futuros estavam disponíveis...! Serão mesmo os mesmos caminhos? Ter 17 anos agora é o mesmo que ter 17 anos há 30 anos atrás? Ou daqui a trinta anos...? Somos todos tão iguais assim? É só isso? Ter 17 anos?
Como é simples!!!
Chegar aos 17 e tudo estar resolvido!
Pena que eu não soube escolher...! Hoje penso que a culpa é minha, só minha...! Passei pelos 17 sem me tocar da responsabilidade que era estar com 17...! Que pena...! Me disseram tantas coisas...! Tantos caminhos me foram ofertados...! E eu, com meus 17 anos, não soube escolher direito...!
Tsk, tsk...! Tadinho...! Tem só 17...!
Como é que era mesmo? Você tem tudo ao seu alcance, seu futuro todo está ao seu dispor...!! Cabe a você, agora, saber fazer a escolha certa...! Ninguém pode decidir por você! É o seu futuro, pense bem! Já está com 17...!
Já...? Nossa...!
Ah...! Se eu soubesse que dá pra ter 17 pra sempre...! Quanto do decisivo eu não teria abandonado em nome do que aos 17 era apenas e nada mais que magia...! Porque descobri que apenas a magia é duradoura... Que os 17 são eternos... Que apenas as decisões são efêmeras... Sim, são efêmeras... Passam, desaparecem assim que são tomadas... Depois é só o depois... A magia dos 17 não... A magia dos 17 é um agora esticado ao máximo pra caber o sempre...




Nenhum comentário:

Postar um comentário